sábado, 9 de outubro de 2010

Reduza o espaço ocupado por pastas (quase) inúteis

Necessário conhecimento no assunto.
Execute por sua conta em risco.
Nível de dificuldade: 8

 

lixeiraxpQuem usa Windows tem algumas pastas que ocupam muito espaço e são quase inúteis. Abaixo algumas dicas para deletar com segurança algumas pastas, liberar muito espaço em disco e ainda melhorar o desempenho.


1 - pasta MSOCache [normalmente em C:\MSOCache]- pra quem tem instalado o Microsoft Office. São quase 500 MB de arquivos de instalação do Office, para serem usados em caso de reparação da instalação sem precisar usar o CD. Se seu Office está instalado legal, pode deletar. Caso precise corrigir ou desinstalar algo, simplesmente coloque o CD do Office para isso. Só não delete a pasta se precise reparar algo e não tiver o CD.

2 - pasta dllcache [normalmente em C:\Windows\System32\dllcache] - contém uma cópia de todos os arquivos de sistema do Windows. Não delete a pasta, apenas os arquivos dentro. Serão liberados vários MBs. Faça por sua conta e risco, que é mínimo.

3 - pasta ServicePackFiles [normalmente em C:\Windows\ServicePackFiles\i386] - contém cópia de todos os arquivos que foram atualizados com alguma instalação de Service Pack do Windows. São mais de 400 MB que estão ali. Delete somente os arquivos dentro, não as pastas. Deixe a pasta "lang" e delete seus arquivos de dentro. A exclusão dos arquivos não será a desinstalação do Service Pack, apenas uma exclusão de cópias de arquivos. Faça por sua conta e risco.

4 - pasta $ServicePackUninstall$ [normalmente em C:\Windows\$ServicePackUninstall$] - deletando essa pasta não poderá desinstalar a versão do Service Pack atual. Se você não for desinstalar o Service Pack, não delete a pasta. Contém entre 200 MB e 300 MB de dados.

5 - pasta $Uninstall... [normalmente em C:\Windows\$uninstall...] - o nome da pasta varia de acordo com uma atualização do Windows Update. Se apagar estas pastas nunca poderá remover as atualizações mas se todas as atualizações estão funcionando, não tem razões para deixar. O espaço varia de poucos KBs a alguns MBs.

6 - pasta Driver Cache [normalmente em C:\Windows\Driver Cache\i386] - é utilizada sempre que adicionar novo hardware. Normalmente o seu hardware vem com discos de instalação com drivers mais atuais, não sendo esta pasta necessária. São 100 MB. Se for deletar, não delete a pasta, apenas os poucos arquivos que estão dentro.

Existem outras pastas que podem ser deletadas sem sofrer maiores problemas. Você poderá encontrar nos links abaixo.
Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário